quinta-feira, 12 de outubro de 2017

ONU aponta migrações forçadas e tratamento dado a migrantes como causas da fome


As migrações forçadas e o tratamento desumano dispensado aos migrantes ainda são fatores causadores da fome no mundo, afirmam representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que se reuniram hoje (10), em Brasília, para um debate sobre o tema Mudar o Futuro da Migração: Investir em Segurança Alimentar e Desenvolvimento Rural.

O encontro, que também contou com a participação de autoridades dos governos federal e do Distrito Federal, é um dos eventos programados para o Dia Mundial da Alimentação, celebrado na próxima segunda-feira (16).
De acordo com o representante da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, Alan Bojanic, os números da parcela da população mundial com alimentação escassa observados na década de 90 melhoraram em 20 anos, passando de 1 bilhão para 780 milhões de pessoas, conforme levantamento de 2015.

Bojanic ressaltou que, apesar disso, em um contexto de migrações involuntárias, as mudanças climáticas, a violência e a situação econômica de países como Somália e Síria acentuam a insegurança alimentar de diversos grupos e ameaçam a meta de erradicar a fome até 2030, estipulada pela ONU.
Ainda segundo Bojanic, mais de 75% dos 815 milhões de pessoas que lutavam contra a insegurança alimentar no ano passado viviam no campo. Daí a importância de investir na agricultura familiar, responsável pelo fornecimento de 70% dos alimentos de todo o mundo.

Para Bojanic, a mitigação dessa insegurança e o desenvolvimento sustentável podem ser alcançados com a mediação dos conflitos por terra, a regularização fundiária, o aperfeiçoamento das capacidades dos imigrantes que recebem e a oferta de oportunidades agrícolas e não agrícolas. “O que é ruim é a migração forçada. Os imigrantes levam conhecimento, força de trabalho. Somos favoráveis à migração feita de maneira ordenada”, afirmou no evento.

O representante da FAO informou que, em 2015, os imigrantes remeteram aos parentes que ficaram no país de origem US$ 600 bilhões, o que revela outro ângulo de sua força motriz no âmbito da economia. Desse valor, US$ 441 bilhões foram destinados a países em desenvolvimento.
"Globalização da indiferença"
O secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, destacou que, naquele ano, 65,3 milhões de pessoas foram impelidas a se deslocar, dos quais 21 milhões foram refugiados. “É a globalização da indiferença, como afirma o papa Francisco. Estamos bem e comodamente instalados, esquecendo-nos, certamente, dos outros. Não nos interessam seus problemas, as injustiças que sofrem”. “Pode um imigrante chegar à sua realização da forma como é acolhido?”, questionou dom Leonardo.
Em 2015, 244 milhões de pessoas passavam por processos migratórios, sendo 95 milhões ocasionados por desastres naturais. O número representa 40% a mais do que o registrado em 2000, quando 60 milhões foram forçados a mudar de território.
O Instituto Ipsos ouviu, em julho, mais de 17 mil adultos de 25 países sobre como veem os imigrantes e divulgou o resultado no mês passado. Quase metade dos entrevistados (42%) disseram que encaram “o impacto gerado” por imigrantes como negativo, contra 21% que consideram positivo e 34% que julgam “neutro”. Informações da Polícia Federal indicam que o Brasil abriga 1.847.274 imigrantes regulares.
Se, por um lado, os grupos de produtores rurais, em grande parte formados por imigrantes, estão particularmente vulneráveis a desastres naturais, porque mais expostos ao esgotamento de recursos naturais e às secas, são, por outro lado, como assinalou Steiner, quem leva às mesas alimentos mais saudáveis, através da agricultura familiar. “Alimentos impregnados de agrotóxicos podem servir ao mercado, mas não são alimentos seguros”, disse.
Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na AméricaLatina e no Caribe 2017, publicado hoje pela ONU e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), informa que o Brasil, que deixou de figurar no Mapa da Fome em 2014, é um dos países capazes de extinguir a fome entre sua população. O bom presságio ocorre diante de um índice de fome inferior a 2,5%, mantido ao longo dos últimos anos e garantido por políticas públicas que, por recomendação das duas entidades, devem ser conservadas.

Agência Brasil
_____________

A arte de escrever bem


Escrever é uma necessidade vital, um fundamento sem o qual a comunicação perde em substância.
Os desafios do dia a dia exigem intensa troca de mensagens, seja nas redes sociais, seja nas corporativas: relacionamentos pessoais, correio eletrônico, elaboração de projetos e relatórios, participação em concursos e processos seletivos, negociações empresariais, tratados corporativos, convenções políticas, projetos literários... Tarefas que se tornam triviais, textos que se tornam mais adequados e elegantes quando as técnicas para a elaboração da redação criativa se encontram sob inteiro domínio. E não é só. Escrever está umbilicalmente vinculado à qualidade de vida, à saúde, ao bem-estar.
É o que comprova estudo realizado pela Universidade de Auckland, na Nova Zelândia. Os pesquisadores chegaram à conclusão que a prática da escrita atua na redução dos hormônios vinculados ao estresse, melhora o sistema imunológico, auxilia na recuperação do equilíbrio físico e emocional.  
Este livro disponibiliza uma exclusiva metodologia para a elaboração do texto criativo. Destina-se aos que tenham interesse em aprimorar a expressão através da escrita: trabalhadores e servidores públicos, gestores que atuam nos setores privado e estatal, empresários e empreendedores, lideranças políticas e sociais, professores e estudantes, sem perder de vista as pessoas comuns, o público em geral, porque qualificar as formas de interagir com o outro deve ser um objetivo estratégico acolhido por todos.     
A utilização da técnica ‘Moving Letters’ possibilita que a atividade ‘escrever bem’ se coloque ao alcance de qualquer um. O método, ancorado nos princípios do planejamento estratégico – de maneira gradual e progressiva – conduz o leitor pelos universos que podem levá-lo à carreira de escritor.  Caso a opção seja escrever um livro, por exemplo, a metodologia auxilia na definição dos temas, na estruturação das tramas, na caracterização das personagens, na coesão do enredo, na consistência dos conflitos, na lapidação do texto, desenvolvendo as habilidades necessárias para a elaboração da adequada escritura.
Fluência à escrita e qualidade à redação são as molas propulsoras que impulsionam o livro, são os objetivos possibilitados pela aplicação da metodologia. Como fundamento, um tripé harmoniosamente organizado: a linguística, a estruturação e análise do discurso e as técnicas de elaboração de textos criativos. 
Para adquirir o seu exemplar, clique aqui.



 ___________________


Para saber mais sobre o livro, clique aqui.


___________________


Para saber mais sobre o livro, clique aqui.